- DONA SARMENTO -

POETISA PROVINCIANA DE LISBOA*

 

Eu sou

Poetisa!

 

Sim poetisa da mais alta categoria

da província de Lisboa. Obviamente

que Lisboa não é província porque

aqui todos nós somos (ainda) Metrópole

Capital Império colonizador. Pois Claro!

O meu sonho era ser modelo da

capa da Boys Let’s Fuck! ou até ser

a bela da L´Oreal mas não consegui.

Fiquei-me apenas pelo Ó bem fundo

se é que me conseguem compreender!

E apesar de todos os meus ricos esforços

para trazer ao público (não pronvinciano

desta bela Lisboa) esta minha esbelta

cabeleira que tanta inteligência esconde

consegui ir além do horizonte medíocre.

Imaginem: ser júri de um Internacional

(dizer Internacional com sotaque britânico)

e fazer com que a Natália Correia risse

bem alto lá do fundo na sua tumba! Isso

porque nenhuma outra inteligência me

é superior e porque já toda a gente sabe

que em Lisboa só há gente  (obrigato-

riamente) inteligente! (Ainda que bem lá

no fundo não seja este o caso!) Mas isso

como dizia a Teresa Quilherme não

interesse absolutamente nada! Porque

não se pode ser meretriz de bordel

municipal no meio do Atlântico e ser

puta na província de Lisboa! Só

um ilustre currículo de escritora de

merda e de quinta categoria podia

(obviamente!) ditar a ferros o devido

gosto! A corda do tempo! O gemido

do gravador por se vir! Foi por mim

finura da alta mediocridade importada

que se fizeram nomes tão ilustre como

Rui Teixeira Pêras Ana Gil Malamanhada

Tiago Santo Deus e Andrade Pé de Galo!

Claro! Quem não conhece tão ilustres

Figuras!? A mim foi-me atribuído no

papel de meretriz principal em Anais

Vaginas o prémio de maior desastre –

o de jurípipi - trazido para terras insulares.

E nem mesmo o carimbo que levei no cu

do falso Conde da Velha Salga me deu

força poética para lamber outros cus de

Lisboa! E para se ser sublime – idiota

super sublime! – tive de responder no

mais podre do chão de Lisboa a todos

os meus vis críticos! Pedir-lhes de joelhos

o insulto igual ao que partilhei às claras

no minha página do Grindr. Como podem 

não conhecer esta minha enorme e esbelta

peruca branca? – aquela que diz em todas 

as fotos: “Dá-me com mais força Jorge!!”

 

E para terminar este meu rico e vasto

currículo a Natália Correia mandou-me

ela própria estes versos em minha defesa:

 

Sarmento da peruca ao vento mete neste

teu cu sardento os versos do teu tormento!



                                                                           1ºversão Vítor Teves


*Poema. Este blog é um blog de poesia!



Comments

Popular posts from this blog